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CULTIVARES melhoradas de mandioca de mesa e de indústria: programa 9: Norte. Infoteca-e
As cultivares melhoradas de mandioca de mesa e de indústria são desenvolvidas pela Embrapa. O produtor tem a oportunidade de aprender a fazer a escolha das variedades ideais para o cultivo em sua propriedade, de acordo com os seus propósitos. O pesquisador Everton Diel, da Embrapa Roraima explica o motivo pelo qual a pesquisa está sempre em busca de novas e melhores cultivares de mandioca. Esclarece, também, a importante diferença entre a mandioca de mesa e a mandioca de indústria, e dá dicas sobre o mercado, a partir dos anseios do consumidor.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mandioca de mesa; Mandioca; Produtor; Consumidor.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1041683
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CULTIVARES melhoradas de mandioca de mesa e de indústria: programa 9: Sul. Infoteca-e
As cultivares melhoradas de mandioca de mesa e de indústria são desenvolvidas pela Embrapa. O produtor tem a oportunidade de aprender a fazer a escolha das variedades ideais para o cultivo em sua propriedade, de acordo com os seus propósitos. O pesquisador Everton Diel, da Embrapa Roraima explica o motivo pelo qual a pesquisa está sempre em busca de novas e melhores cultivares de mandioca. Esclarece, também, a importante diferença entre a mandioca de mesa e a mandioca de indústria, e dá dicas sobre o mercado, a partir dos anseios do consumidor.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mandioca de mesa; Mandioca; Produtor; Consumidor.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1041684
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De olho nas agroindústrias familiares. Infoteca-e
HOFFMANN, A..
Há poucos dias, em um grande evento no Rio de Janeiro, uma conhecida chef basileira teve produtos, que seriam utilizados na preparação dos afamados pratos, apreendidos pela fiscalização sanitária do município, devido ao fato de que os mesmos não preenchiam os requisitos legais.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Fonte de renda; Produtos; Saber-fazer; Vinhos; Doces; COnservas; Sucos; Quijos; Embutidos; Fiscalização sanitária; Produtos apreendidos; Requisitos legais.; Agricultura familiar; Consumidor; Legislação; Produção..
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1083148
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Desenvolvimento de tomate de mesa, com o uso do método QFD (Desdobramento da Função Qualidade), comercializado em um supermercado Horticultura Brasileira
Marcos,Sissi K.; Jorge,José Tadeu.
Para atender as exigências do consumidor, relativas ao tomate de mesa, oferecendo um produto de qualidade, e reduzir as perdas pós-colheita, aplicou-se o método QFD ao tomate comercializado em um supermercado. Avaliou-se o potencial de uso dessa ferramenta, bem como sua aplicabilidade a um produto hortícola, tendo-se realizado o desdobramento da qualidade, com o trabalho conduzido na loja Carrefour D.Pedro, em Campinas. Desenvolveu-se um produto a partir das características exigidas pelo consumidor, estabelecendo-se como concorrente o tomate 'Carmem'. A cada etapa do método, as decisões foram tomadas após discussões norteadas pelas características inerentes ao produto e suas relações com a metodologia. O lote piloto, com as características exigidas pelos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; Planejamento da qualidade; Pós-colheita; Comercialização; Varejo; Consumidor.
Ano: 2002 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000300019
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DICAS para a polinização do maracujazeiro: programa 13: Norte. Infoteca-e
O Prosa Rural desta semana fala sobre um método eficaz de polinização do maracujazeiro - a polinização artificial, que aumenta consideravelmente a produtividade desse cultivo de grande importância, uma vez que o Brasil é o maior produtor e consumidor de maracujá. Quem acompanhar a pesquisadora Teresinha Albuquerque, da Embrapa Roraima, vai receber as orientações e dicas necessárias para adotar o método, que também propicia o aumento da qualidade dos frutos e, em consequência, da renda do agricultor.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Polinização artificial; Maracujá; Produtividade; Consumidor; Renda; Agricultor.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1089968
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Disposição dos consumidores porto-alegrenses à compra de carne bovina com certificação R. Bras. Zootec.
Velho,João Pedro; Barcellos,Júlio Otávio Jardim; Lengler,Letícia; Elias,Sandro Al-Alam; Oliveira,Tamara Esteves de.
Analisou-se o perfil de consumidores de carne bovina e determinou-se o consumo de carne com certificação visando obter dados sobre a importância e o valor da certificação da carne na hora da compra. Avaliou-se ainda o conhecimento do consumidor de carne bovina quanto à certificação da carne e quanto esse consumidor paga por este processo. A pesquisa foi realizada em uma rede de supermercados, mediante a aplicação de questionários dirigidos às pessoas próximas aos balcões com carne, independentemente da espécie animal. Os consumidores exigem alimentos com qualidade e certificados confiáveis que demonstrem e garantam a qualidade dos alimentos, porém, estão dispostos a pagar somente um pouco a mais pela certificação, em comparação ao valor atual de mercado,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Consumidor; Cor; Maciez; Preço; Rastreabilidade; Sanidade.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982009000200025
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ÉPOCA ideal para colheita da macaxeira: programa 03: Norte. Infoteca-e
A época ideal para a colheita da macaxeira é um tema de fundamental importância, pois, se as orientações da pesquisa forem seguidas corretamente, pelos produtores, acaba-se com a comercialização daquelas macaxeiras duras, que não cozinham nunca - as macaxeiras ensoadas. Além do mais, os benefícios da colheita correta atingem tanto o produtor, quanto o consumidor. A cultivar Aipim Manteiga tem poucas fibras, é macia e cozinha muito rápido. A macaxeira de qualidade fideliza o consumidor e, consequentemente, é renda certa para o produtor. A macaxeira de qualidade abre, também, as portas da agroindústria para o produtor, pois sua polpa está em alta. Afinal, quem não gostaria de comprá-la já beneficiada, em condições de ir direto para a panela? E o mercado por...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Macaxeira; Agroindústria; Aipim manteiga; Manihot esculenta; Mandioca; Consumidor; Produtor; Renda.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008714
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Equipamento com infravermelho permite análise pós-colheita sem danos à manga. Infoteca-e
FREITAS, S. T. de.
Métodos para a determinação da qualidade da manga comercializada nos mercados externo e interno, de maneira geral, envolvem a destruição de grande quantidade de frutos, que precisam ser cortados para serem avaliados. Este processo demanda tempo e mão de obra especializada para que o produtor tenha em mãos informações acerca da qualidade do que pretende colocar à venda. Além disso, os métodos utilizados atualmente podem ser pouco precisos, sendo necessárias mais avaliações para uma completa identificação da qualidade dos frutos ofertados no mercado. Na Embrapa Semiárido, a pesquisa tem avaliado o uso da tecnologia de infravermelho próximo para uma caracterização mais completa e rápida da qualidade dos frutos. Este método pode obter, em poucos segundos,...
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Equipamento com infravermelho; Espectrômeto de infravermelho; Mangiefra indica; Mango.; Manga; Pós-colheita; Consumidor; Mercado..
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1062225
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Espécies de maracujazeiro no mercado internacional. Infoteca-e
FALEIRO, F. G.; JUNQUEIRA, N. T. V.; JESUS, O. N. de; COSTA, A. M.; MACHADO, C. de F.; JUNQUEIRA, K. P.; ARAUJO, F. P. de; JUNGHANS, T. G..
Passiflora edulis Sims. Passiflora edulis Sims f. edulis; Passiflora ligularis Juss; Passiflora maliformis L.; Passiflora tripartita var. mollissima (Kunth) Holm-Niels. & P. Jorg.; Outras espécies com perspectivas para inserção no mercado internacional de frutas frescas e produtos processados; Híbridos interespecíficos e cultivares para fins ornamentais.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Maracujazeiro; Maracujá; Consumidor; Mercado Internacional; Passiflora Edulis; Recurso Genético; Passion fruits.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085000
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Estudio del consumo de la carne de cerdo en la zona metropolitana del Valle de México. Colegio de Postgraduados
Cortés Tinoco, Guillermo Felipe.
El objetivo del presente trabajo fue realizar una caracterización del consumidor de carne de cerdo en la Zona Metropolitana del Valle de México, para conocer el tipo de productos que demanda de acuerdo con su nivel de ingresos, y los servicios integrados a estos. La metodología empleada fueron tablas personalizadas para segmentar las variables cuantitativas y categóricas de carácter económico-social, y se realizaron pruebas de asociación de variables mediante la distribución X2. Se hizo una encuesta semiestructurada aplicada a 440 individuos. Entre los principales resultados se encontró que el ingreso y consumo bajos están correlacionadas positivamente con los tipos de cortes de carne, frescura del producto, lugar de venta y cantidad de cortes adquiridos....
Palavras-chave: Carne porcino; Consumidor; Nivel ingreso; Valle de México; Tablas personalizadas; Pork; Consumer; Income level; Valley of Mexico; Custom tables; Economía; Maestría.
Ano: 2011 URL: http://hdl.handle.net/10521/469
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Estudio del consumo de la carne de cerdo en la zona metropolitana del Valle de México. Colegio de Postgraduados
Cortés Tinoco, Guillermo Felipe.
El objetivo del presente trabajo fue realizar una caracterización del consumidor de carne de cerdo en la Zona Metropolitana del Valle de México, para conocer el tipo de productos que demanda de acuerdo con su nivel de ingresos, y los servicios integrados a estos. La metodología empleada fueron tablas personalizadas para segmentar las variables cuantitativas y categóricas de carácter económico-social, y se realizaron pruebas de asociación de variables mediante la distribución X2. Se hizo una encuesta semiestructurada aplicada a 440 individuos. Entre los principales resultados se encontró que el ingreso y consumo bajos están correlacionadas positivamente con los tipos de cortes de carne, frescura del producto, lugar de venta y cantidad de cortes adquiridos....
Palavras-chave: Carne porcino; Consumidor; Nivel ingreso; Valle de México; Tablas personalizadas; Pork; Consumer; Income level; Valley of Mexico; Custom tables; Economía; Maestría.
Ano: 2011 URL: http://hdl.handle.net/10521/469
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Estudo exploratório do mercado de carne de mamote em Campo Grande, MS. Infoteca-e
COSTA, F. P.; FEIJO, G. L. D.; FEIJO, R. M. B..
A pecuária de corte, principal fonte de sustento do homem pantaneiro, vem perdendo rentabilidade ao longo do tempo, comprometendo assim sua sustentabilidade. Dentre as alternativas que podem contribuir para reverter este quadro, tem-se a produção e comercialização da carne de mamote (animal abatido ao redor de um ano de idade). Para avaliara a aceitação e as potencialidades do comercio dessa carne, um estudo exploratório foi realizado em Campo Grande, MS. Duas amostras de consumidores foram consideradas: uma amostra não probabilística por acessibilidade, constituída por clientes da casa de carnes "Arildo Carnes Especiais", e uma amostra aleatória estratificada por faixas de renda bruta, composta de funcionários da Embrapa Gado de Corte. Bistecas de mamote...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Bovino de corte; Mamote; Maciez; Suculência; Brasil; Consummers; Flavour; Market research; Meat Texture; Tendernss.; Carne; Consumidor; Pesquisa de Mercado; Sabor.; Pantanal; Beef cattle; Brazil; Juiciness; Meat..
Ano: 2000 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/324071
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Ethical and civil responsibility of veterinary physicians in the veterinary hospital environment MV&Z
Slowinski, Ketlen; Tremori, Tália Missen; Massad, Mara Rita Rodrigues; Tasaka, Ana Cristina; Rocha, Noeme Sousa.
The importance given by society to pets has highly increasedover the last years, and now it is common to see theseanimals being considered as part of the family. Additionally,social networks and media in general have facilitated accessto information, so veterinarians need to be aware of theirethical and civil responsibilities in order to work accordingto proper procedures and consequently, avoid legalproblems. To guarantee this protection, it is fundamental forveterinarians to be informed about professional and generallaws that apply to this subject, by continuously maintainingthemselves updated regarding regulations. The obligationof the veterinarian at the veterinary hospital is consideredenvironmental, which means that he/she must put all thenecessary...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ethics; Legislation; Consumer ética; Legislação; Consumidor.
Ano: 2016 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/31816
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FÓRMULA da beleza: Nutrição e adubação de plantas ornamentais: programa 22: Centro-Oeste/Sudeste. Infoteca-e
Esta semana, no Prosa Rural, o amigo produtor vai ficar por dentro de uma série de dicas de nutrição e adubação para plantas e flores ornamentais tropicais, visando uma produção sustentável e atraente ao mercado consumidor. As informações fazem parte do livro digital que tem como editor técnico o pesquisador Jorge Segóvia, da Embrapa Amapá. Embora tenha uma abordagem detalhada do potencial de flores e plantas amazônicas para inovação do agronegócio da região Norte, as técnicas abordadas no programa, são adaptáveis para todas as regiões do País.
Tipo: Gravações de som Palavras-chave: Produção sustentável; Adubação; Agronegócio; Consumidor; Flor Tropical; Nutrição Vegetal; Planta Ornamental.
Ano: 2022 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1145849
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Genótipos de sorgo para produção de barra de cereais PAB
Queiroz,Valéria Aparecida Vieira; Carneiro,Heliete Lopes; Deliza,Rosires; Rodrigues,José Avelino Santos; Vasconcellos,José Heitor de; Tardin,Flávio Dessaune; Queiroz,Luciano Rodrigues.
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma barra de cereais com pipoca de sorgo e avaliá-la quanto à aceitação do produto por consumidores, assim como identificar genótipos de sorgo e distintos modos de processamento para a produção de pipoca visando maior rendimento. Foram avaliados os processamentos sem (STH) e com tratamento hidrotérmico (CTH) dos grãos antes do pipoqueamento. O tratamento CTH reduziu o percentual de piruás em cerca de 36% e aumentou o rendimento da produção de pipoca em cerca de 80%. No STH, os genótipos BRS 310, BR 501, BR 506 e CMSXS 283 produziram menor percentual de piruás e maior capacidade de expansão. No CTH, 'BRS 310' e 'CMSXS 283' apresentaram melhor desempenho. Uma pesquisa sobre a aceitação e a intenção de compra das...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Sorghum bicolor; Aceitação; Análise sensorial; Capacidade de expansão; Consumidor.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2012000200018
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Gestão de contratos e boas práticas para o uso sustentável de energia elétrica: manual para melhorias nas Unidades da Embrapa. Infoteca-e
SIMPLICIO, E. R.; TANURE, J. P. M.; SOUZA, K. C. G. de; ANDREU, M. P.; SILVA, R. da; PINHEIRO, S. S.; TUPINAMBA, D. D..
bitstream/item/215517/1/DOC-278-Final-em-Alta.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Consumidor; Empresa Publica; Energia Elétrica; Impacto Econômico.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1124506
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Importancia de la calidad certificada de la leche bovina para consumidores del área metropolitana de la Ciudad de México Agrociencia
Acevedo-Rojas,N. Isabel; Dávalos-Flores,J. Luis; Torres-Torres,Felipe.
La certificación por terceros incrementa la competitividad al conferir confianza al consumidor de bienes y servicios. En México no hay estudios reportados sobre lácteos certificados, por lo cual el objetivo de este estudio fue analizar la percepción y conocimiento general del comprador final de leche sobre los sellos de calidad certificada, como ISO (Organización Internacional de Normalización), Kösher, producto orgánico y normas mexicanas, entre los principales. Las encuestas se aplicaron, mediante muestreo no probabilístico secuencial, a 502 consumidores de leche de la zona metropolitana de la Ciudad de México. Los consumidores encuestados mencionaron, como principal definición de calidad, al sabor (49 %) y sólo 2 % mencionó la certificación como un...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Certificación; Sello; Calidad; Leche; Consumidor.
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-31952015000100008
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IMPORTÂNCIA do cultivo de plantas alimentícias não convencionais: programa 2: Norte. Infoteca-e
O prosa Rural desta semana fala sobre a importância do cultivo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). O produtor vai saber que hoje existe mercado para plantas como o assa peixe, o quiabo de metro, a vinagreira, a urtiga, a ora-pró-nobis, a capuchinha, a cagaita, a grumixama, a taioba, a bertalha e o baru, entre tantas outras. O pesquisador Moacir Haverroth, da Embrapa Acre, e demais convidados, falam sobre como o resgate dessas plantas se tornou uma nova opção para o produtor e para o consumidor.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Vinagreira; Urtiga; Bertalha; Baru; Assa Peixe; Quiabo; Ora Pro Nobis; Capuchinha; Cagaita; Grumixama; Taioba; Consumidor; Produtor.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1105150
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INCENTIVO ao consumo e redução do desperdício de hortaliças: programa 2. Infoteca-e
Com o intuito de incentivar o consumo de hortaliças e promover uma alimentação saudável para toda família, a Embrapa Hortaliças (Brasília /DF) trabalha em ações de divulgação sobre a importância nutricional desses alimentos e de conscientização da necessidade de minimizar o desperdício. De acordo com Milza, pesquisadora da Embrapa Hortaliças, o objetivo do projeto Hortaliças na Web, que disponibiliza informações sobre diversas hortaliças na internet, é contribuir para o aumento do consumo desses alimentos pela população brasileira, orientar sobre os atributos de qualidade a serem considerados na hora da compra e alertar sobre o correto manuseio e acondicionamento das hortaliças no mercado e na residência para evitar desperdícios dos alimentos e de recursos...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Alimentação saudável; Hortaliça; Consumidor; Acondicionamento; Recurso natural.
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1004968
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MANDIOCAS biofortificadas na mesa do consumidor: programa 21: Centro-Oeste/Sudeste. Infoteca-e
Mais nutritivas, de maior produtividade, colheita precoce, manejo mais fácil em comparação às convencionais e resistentes a doenças - essas são algumas das características de seis cultivares de mandioca de mesa, conhecidas também como macaxeira ou aipim, lançadas pela Embrapa em 2015 e que agora já podem ser encontradas em feiras e supermercados. Essas são as mandiocas biofortificadas que estão na mesa do consumidor.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Colheita precoce; Mandioca de mesa; Macaxieira; Aipim; Mandioca; Consumidor.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1072070
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